O diagnóstico de TDAH (DDA) é estritamente clínico. O questionário abaixo baseia-se em critérios internacionalmente reconhecidos do DSM-IV e DSM 5. Eles podem servir apenas de guia ou levantar suspeitas do diagnóstico que será definido pelo exame clínico.
Tipo Desatento
|
SIM
|
1. Presta pouca atenção a detalhes ou comete erros por falta de atenção ou descuido em atividades escolares ou de casa.
| |
2. Dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
| |
3. Com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
| |
4. Freqüentemente não segue instruções nem termina seus deveres escolares ou tarefas domésticas (isso não se deve a comportamento de oposição, nem de incapacidade de compreender as instruções).
| |
5. Dificuldade em se organizar para fazer algo ou planejar com antecedência tarefas, atividades, etc.
| |
6. Evita, antipatiza-se, reluta em fazer deveres de casa ou em iniciar tarefas que exijam esforço mental constante e por muito tempo.
| |
7. Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas escolares ou atividades lúdicas (brinquedos, lápis, livros, óculos, celulares ou outros materiais).
| |
8. Distrai-se com muita facilidade com coisas à sua volta ou mesmo com seus próprios pensamentos, alheios à sua tarefa. É comum que pais e professores se queixem de que estas crianças parecem sempre “sonhar acordadas”.
| |
9. Esquece coisas no dia-a-dia, compromissos, datas, etc.
|
É necessário que a criança/adolescente tenha 6 ou mais sintomas acima, para haver possibilidade de diagnóstico de TDAH (DDA) Tipo Desatento
|
Total:
|
Tipo Hiperativo/Impulsivo - Verifique em quais itens a criança/adolescente se encaixa:
|
SIM
|
1. Move de modo incessante pés e mãos e/ou se remexe na cadeira.
| |
2. Freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
| |
3. Com freqüência corre ou escala móveis em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes isso pode se restringir a uma sensação inquietação, de energia nervosa).
| |
4. Tem dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer, como jogos, por exemplo.
| |
5. Parece ser movido por um motor elétrico, sempre “a todo vapor, a mil por hora”.
| |
6. Freqüentemente fala em demasia.
| |
7. Responde precipitadamente, antes das perguntas serem concluídas. É comum responder a uma questão de uma prova sem ler a questão até o final.
| |
8. Tem dificuldade em aguardar a sua vez (nos jogos, na sala de aula, em filas, etc.).
| |
9. Interrompe freqüentemente os outros em suas atividades, brincadeiras ou conversas.
|
É necessário que a criança/adolescente tenha 6 ou mais sintomas acima, para haver possibilidade de diagnóstico de
TDAH (DDA) Tipo Hiperativo/Impulsivo. |
Total:
|
Tipo Combinado
|
É necessário que a Criança/Adolescente tenha 5 ou mais sintomas de cada um dos 2 grupos acima para haver possibilidade de diagnóstico de TDAH (DDA) Tipo Combinado
|
Importante: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com os sintomas descritos na tabela. Procure um profissional.
|
Baseado nas informações do Site informativo sobre TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou DDA/TDA - Distúrbio/Transtorno de Déficit de Atenção (com ou sem hiperativade) em crianças, adolescentes e adultos: o que é, tipos, causas, conseqüências, comorbidades (Depressão, Pânico, Transtorno de Ansidade, Distúrbio de Linguagem, TOC, Bipolar, Transtorno de Sono, Transtorno de Personalidade Anti-Social, Obesidade, Drogadição - álcool e drogas ilícitas).